BCAM-19-1536x1024.jpg

CMDHCA

Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Alumínio SP – CMDHCA – é um órgão deliberativo e controlador da política de atendimento a criança e ao adolescente, vinculado ao Gabinete do Prefeito Municipal, observada a composição paritária de seus membros entre governo e sociedade civil.

CALENDÁRIO CMDHCA 2021.jpg

Reuniões Ordinárias na sede da secretaria dos conselhos às 09h00min

21 de janeiro

11 de fevereiro

11 de março

08 de abril

25 de maio

29 de junho

27 de julho

31 de agosto

28 de setembro

26 de outubro

30 de novembro

28 de dezembro

As reunião do CMDHCA são abertas ao público
Maiores informações ligue para 11 4715-7801

Diagnóstico Social da Criança e Adolescente e Elaboração do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Município de Alumínio/SP.

Diagnóstico da Criança e do Adolescente e Elaboração do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Município de Alumínio, conforme proposta aprovada no Edital de Chamamento Público nº 03/2020 para celebração de parcerias com recursos do Fundo Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, encaminhada pelo CMDHCA ao Edital do Instituto Votorantim - VIA 2020.

Termo de colaboração

Plano de trabalho NECA

O NECA - Associação de Formadores e Pesquisadores da Área da Criança e do Adolescente, tem a missão de gerar e difundir conhecimentos e metodologias para o aprimoramento, inovação e articulação de politicas de intervenção na defesa de direitos da criança, do adolescente , do jovem e suas famílias.

      O primeiro passo para formular a Polítíca Municipal e o Plano Decenal é a realização do levantamento da situação da criança e do adolescente no munidpio (diagnóstico) que permita conhecer de forma aprofundada o cenário que envolve as políticas públicas de atenção a esse público. Implica na realização da análise interpretativa que possibilita compreender a realidade social, econômica e cultural a qual estão submetidas.

Decretos
Comissão interinstitucional

Conforme orientação da Resolução do Conanda, os municípios devem constituir uma Comissão Intersetorial, composta de órgãos públicos, entidades, instâncias e fóruns, sob a coordenação do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a finalidade de acompanhar o processo de elaboração do diagnóstico e participar futuramente da discussão e elaboração da Política e do Plano Decenal Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Aos 14 dias do mês de julho aconteceu a 1ª Reunião da Comissão Interinstitucional  de Alumínio/SP

Confiram as fotos do encontro

download 2222.jpg
unnamed.jpg

13 DE JULHO DE 2021 30 ANOS DO ECA

Estamos celebrando os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e os avanços que ele trouxe para todos os meninos e meninas, que, com essa legislação, oficialmente se tornaram sujeitos de direitos.

        A reunião contou com a presença dos diversos atores da rede de proteção do município instituídos

no decreto nº 2.214 de 29 de junho de 2021.

        Ressaltamos que todos as normas  e orientações da OMS para prevenção da COVID-19 foram respeitadas.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

UNICEF Brasil, Canal Futura e Childhood Brasil promovem campanha para celebrar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, marco de proteção aos direitos de cada criança e adolescente

4bcd76_9cb7f5a5eec44eedb8b449f64995b15c_

     O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

     Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune

Campanha de conscientização 18 de maio CMDHCA 

   O CMDHCA de Alumínio com o apoio das organizações da sociedade civil do município e do poder público, realizou e apoiou a campanha de conscientização sobre o dia 18 de maio no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

    Durante todo mês de maio foram entregues para as famílias dos territórios atendidos pelas instituições, materiais informativos acerca do tema. O departamento de educação também se comprometeu a desenvolver atividades de informação e orientação com as crianças de diversas faixa etárias das escolas de ensino fundamental do município.

“Violência contra a criança e o adolescente”  DISQUE 100
4bcd76_b16d23934f064a91ac0aebc72a5c3efa_
Entrega das revistas informativas

Cuidados redobrados na PANDEMIA

COVID-19

    Nunca é demais reforçar os cuidados necessários neste momento de pandemia do Covid-19. Cuidados que passam por hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos, até evitar contatos com familiares e amigos. Apesar de as complicações em idosos serem bem mais graves, existem muitas crianças que precisam de atenção especial.

    “Embora as crianças apresentem sintomas brandos da doença e não evoluam para formas graves, temos que lembrar que existem crianças com diabetes, com doença pulmonar crônica, doença do coração, imunodeprimidas (pessoas com sistema imunológico enfraquecido), crianças e adolescentes transplantados. Esses grupos em especial merecem atenção redobrada”, reforça a dra. Tânia Petraglia, do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

     Centenas de milhões de crianças em todo o mundo provavelmente enfrentarão ameaças crescentes a sua segurança e a seu bem-estar – incluindo maus-tratos, violência de gênero, exploração, exclusão social e separação de cuidadores – por causa de ações tomadas para conter a propagação da pandemia de COVID-19.

      O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está pedindo aos governos que garantam a segurança e o bem-estar das crianças em meio à intensificação das consequências socioeconômicas da doença.

13312894_138502293233783_441628645546873
Foto de Ítalo Ranifer.jpg

Agentes da Cidadania

Tem entre 16 e 24 anos? E muita vontade de fazer algo pela sua cidade?

Seja um agente da cidadania!

O programa é direcionado para jovens lideranças que querem saber mais sobre cidadania e politica e construir projetos de transformação para a cidade, além de conhecer muita gente nova.

Acontece entre os meses de junho e setembro de 2021 e será inteiramente online. Por isso, os (as) jovens selecionados terão uma AJUDA PARA PODER GARANTIR ACESSO À INTERNET DURANTE ESSE PERIODO.

Vai ficar fora dessa? Aproveita que as inscrições foram prorrogadas até 23/05 e inscreva-se em:

 

Foto de Ítalo Ranifer (1).jpg

Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2021

Inscrições de 17/05 a 30/07

Em caso de dúvida, entre em contato:

 itausocial-edital@prattein.com.br
(11) 2127-4404

   Promovido pelo Itaú Social, o Edital Fundos da Infância e da Adolescência está com as inscrições abertas até dia 30 de julho.

  Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o Brasil já podem inscrever um projeto que seja considerado prioritário para a garantia de direitos no município.

  Nesta edição, o Edital priorizará a seleção de propostas que busquem oferecer proteção e apoio a crianças, adolescentes e suas famílias no contexto da pandemia do Covid-19.

download.png

CMDHCA lança campanha Imposto de Renda Solidária 2020

Como fazer sua Destinação / Doação?

Faça sua doação e ajude a garantir os direitos das crianças e adolescentes de Alumínio

Pessoa Física: A Pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido, para o FMDCA, destinação que pode ser feita via depósito em conta ou transferência eletrônica. Para saber o valor que pode ser destinado, basta ver quanto foi o total de imposto devido na declaração do ano passado e calcular 6% desse valor, a partir desse cálculo é possível definir o valor aproximado que poderá doar e abater do IR na próxima declaração feita no modelo completo.

Dados da Conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA de Alumínio

Banco do Brasil
CNPJ : 14.302.810/0001-07
Agência: 0943-1
Conta Corrente: 107.979-4

Pessoa Jurídica: A legislação do Imposto de Renda permite também a destinação de impostos de pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real, deduzindo 1% sobre o Imposto de Renda devido. Aqueles contribuintes que pagam o carnê-leão, como, médicos, dentistas e até mesmo proprietários de imóveis que recebem aluguéis, também podem fazer a doação e descontar desse pagamento.

Após o depósito procure o CMDCA para retirar o seu recibo, que é o documento legal comprobatório e suficiente para que o doador usufrua do beneficio fiscal.

Cotato: (11) 4715-2424/4715-7801

IMG_20201208_155904300.jpg
IMG_20201208_155840307.jpg

CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS/ÀS CANDIDATOS/AS À PREFEITURA  DE ALUMÍNIO

VOTE PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES!

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO PELOS (AS) CANDIDATOS (AS) À PREFEITURA MUNICIPAL DE ALUMÍNIO/SP

TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO PELOS (AS) CANDIDATOS (AS) À CÂMARA MUNICIPAL DE ALUMÍNIO/SP

O CMDHCA ALUMÍNIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES DISPÕE O 

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 03/2.020- PROCESSO 48/2020

Abertura de Chamamento Público para celebração de parceria do CMDHCA por meio do Departamento de Desenvolvimento Social com organizações da sociedade civil para concorrer ao edital programa Votorantim pela infância e adolescência – campanha VIA solidária 2020.

O edital visa à seleção de propostas de organizações da sociedade civil - OSC de atendimento à Criança e ao Adolescente, para apoiar ações, serviços, programas ou projetos que contribuam para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, em conformidade com a Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990- Estatuto da Criança e do Adolescente. O município selecionará a melhor proposta, através do procedimento de chamamento público, e encaminhará ao Instituto Votorantim, para concorrer ao EDITAL PROGRAMA VOTORANTIM PELA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - CAMPANHA VIA SOLIDÁRIA 2020.

As propostas deverão ser elaboradas de acordo com as condições estipuladas pelo EDITAL PROGRAMA VOTORANTIM PELA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - CAMPANHA VIA SOLIDÁRIA 2020.

Será selecionada apenas uma proposta, observada a ordem de classificação, a disponibilidade orçamentária e o diagnóstico da situação da criança e do adolescente do município de Alumínio à celebração dos termos de fomento para execução em 2021. A proposta orçamentária e o plano de aplicação deverão ser elaborados pela OSC participante. A proposta deverá ser elaborada conforme Anexo I ou II - Plano de Trabalho, de acordo com a Modalidade.

1/2

O CMDHCA participou nos dias 14, 16, 18, 21, 23 e 25 de setembro do curso online "Gestão de organizações do terceiro setor". E nos dias 28 e 30 de setembro da capacitação ON-LINE "CMDCA NA PRÁTICA".

A capacitação "Gestão de organizações do terceiro setor", apresentou informações técnicas e legais com o objetivo de sistematizar procedimentos, e capacitar os membros da equipe gestora e operacional das entidades, auxiliando-lhes a realizar, de forma correta e em obediência à legislação vigente, todos os passos em busca de uma boa gestão, dando ênfase aos aspetos administrativos, tributários e fiscais, trabalhistas, contábeis, captação de recursos e parcerias celebradas com o poder público.

As Organizações do Terceiro Setor, também conhecidas como Organizações da Sociedade Civil - OSC, possuem finalidades de interesse social, e na sua grande maioria prestam serviços atendendo às diversas demandas da sociedade.

O curso "CMDCA na prática", teve como objetivo possibilitar principalmente aos integrantes dos Conselhos de Direitos de Crianças e Adolescentes competências para o desenvolvimento de atividades inerentes às suas funções e/ou aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o exercício do controle social na garantia de direitos de Crianças e Adolescentes. A capacitação se estendeu aos demais integrantes de outras políticas públicas, conselheiros tutelares, gestores municipais, técnicos e demais profissionais dos órgãos públicos e das organizações da sociedade civil.

CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS/ÀS CANDIDATOS/AS À PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DE ALUMÍNIO

VOTE PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES!

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei 8.069/1990 - completa 30 anos em 2020. É a mais importante das leis de garantia e proteção de cada uma das crianças e dos/das adolescentes brasileiros/as.

Nas eleições deste ano, o CMDCA Alumínio, por meio desta Carta Aberta, a sociedade, os/as candidatos/as à prefeitura e câmara municipal têm uma oportunidade única de colocar crianças e adolescentes no centro da administração municipal. É fundamental fortalecer os preceitos do ECA e o cumprimento da determinação contida no Art. 227 da Constituição Federal.

 

 

Material de divulgação. Compartilhe nas redes sociais e apoie esse manifesto!

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

É dever da família, da sociedade e do Estado defender, promover e controlar este direito. Se comprometa com esta agenda! As crianças e os/as adolescentes brasileiros/as contam com sua proteção.

Lei que cria carteira de identificação da pessoa autista é sancionada em Alumínio

WhatsApp Image 2020-07-31 at 12.26.39 (1

Baixe o pdf da Lei nº 2111 

CERIMÔNIA  DE POSSE Conselho Tutelar Mandato  2020/2024

RELATÓRIO CONFERÊNCIAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ALUMÍNIO

NOTÍCIAS E ATUALIDADES DO CMDHCA

3ª Visita Técnica VIA 2019

O programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) finalizou as visitas técnicas ao CMDHCA de Alumínio que  fizeram parte das atividades da 2a parte da 3a VT.
O levantamento das violações e a sua síntese mostra um caminho para o Conselho seguir . Há avanços bem importantes e muito a ser feito para garantir os direitos das crianças e adolescentes. 

Todas as ações trouxeram muito aprendizado.  Hoje estamos muito mais fortalecidos para a atuação enquanto conselheiros. Temos muito ainda a avançar, mas este ano, com certeza está sendo um marco nas ações do CMDHCA que agradece a equipe da Quanta pelo carinho,  motivação e nos auxiliar a entender os caminhos necessários à trilhar para o fortalecimento da política de atendimento a criança e ao adolescente do município.  Muito obrigado também a Cba e ao Instituto Votorantim por acreditar na importância desse trabalho no nosso município.

ANTERIORMENTE NO CMDHCA

O 1º Fórum pela causa da criança e adolescente de Alumínio aconteceu no dia 11 de Junho na Câmara Municipal destacando um momento importante de debates sobre a causa da Criança e do Adolescentes e lançando um olhar da Sociedade Civil sobre as questões trazidas pelo Conselho da Criança e do Adolescente com o objetivo de discutir as políticas públicas e a responsabilidade da nossa Sociedade em se unir em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente no nosso Município, o Evento ocorreu e foi um destaque da 2ª Visita técnica do VIA 2019.Vejas as fotos:

1/52
download.jpg
banner capa desen.jpg